joomla 1.5 stats
Atendimento a Empresas

Curso de Aperfeiçoamento em Orientação Vocacional / Profissional

Público

Psicólogos (as), Pedagogos (as) e Psicopedagogos (as)

Objetivo

O curso visa oferecer condições práticas e teóricas para que o aluno aprenda a conduzir um processo de Orientação Profissional individual e/ou grupal, tanto na clínica como em ambiente institucional. Também tem como objetivo promover reflexão sobre o papel do Orientador Profissional e sobre as mudanças nas relações de trabalho no mundo atual.

Programa

1 - Histórico da Orientação Profissional e as principais linhas teóricas
2 - Os diferentes campos de atuação do Orientador Profissional

2a – A fase diagnóstica ou de triagem: em que consiste o diagnóstico em Orientação Profissional, como conduzi-lo e quais os instrumentos que podem ser utilizados nesta fase do trabalho.

2b A fase de intervenção: a partir do modelo de atendimento que é apresentado aos alunos, é ensinado o “passo-a-passo” do processo. Isto inclui o auto-conhecimento enquanto investigação pessoal, e a pesquisa sobre as profissões e sobre a realidade ocupacional.

3 - Modelos de intervenção grupal em Orientação Profissional: são apresentados dois modelos de atendimento em grupo, os quais são discutidos e integrados ao conteúdo trabalhado no curso. É estimulada a criação pelos alunos, de um projeto próprio de atendimento individual e grupal.

Metodologia

Estudo e manuseio de instrumentos e jogos utilizados em Orientação Profissional; análises de alguns resultados obtidos nestes instrumentos a partir das quais o aluno treina como levantar hipóteses e como conduzir o trabalho de OP. Vivência de alguns jogos grupais; definição de conceitos teóricos e discussão de textos.

Início 21/setembro/2010   -  Término 16/novembro/2010
Duração de 18 horas – Terças-feiras das 19:00h às 21:30h
Valor: R$600,00 em até 3 vezes ou R$550,00 à vista – apostila inclusa.
Será fornecido certificado de conclusão

Alguns depoimentos de turmas anteriores

Depoimento Berenice

Depoimento Sandra

Depoimento Kátia

Profissional Responsável

Giovanna Albuquerque Maranhão de Lima
Psicanalista do Instituto de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, aperfeiçoamento em Adolescência pela Universidade de Buenos Aires, pós-graduação pela USP em Psicoterapia Psicanalítica. Mais de dez anos de experiência na formação (docência e supervisão) de Orientadores Profissionais, na Colmeia - Instituição a Serviço da Juventude e no Instituto Pieron de Psicologia Aplicada.

Mais informações clique aqui

Reservamos o direito de cancelar ou adiar o curso, caso não haja número suficiente de alunos para sua realização.