joomla 1.5 stats
Curso de Formação em Orientação Profissional: da teoria à técnica

 

ATENÇÃO PSICÓLOGOS, PEDAGOGOS E ALUNOS DOS ÚLTIMOS ANOS

 

Apresentação

A Colmeia desde 1942 tem acumulado sólida e reconhecida experiência na promoção do desenvolvimento humano, como uma das instituições pioneiras na prestação de serviços de Orientação Profissional em São Paulo.


A partir da prática acumulada ao longo dos anos e preocupados com a formação do Orientador Profissional criamos há mais de dez anos o Curso de Aperfeiçoamento em Orientação Profissional.


A partir da demanda por uma formação mais aprofundada, desenvolvemos o presente programa, que tem a duração de um ano e contará com professores da Colmeia e convidados especialistas na área da Orientação Profissional.


Este curso é dirigido a psicólogos, pedagogos e estudantes dos últimos anos.


Objetivo Geral:

Instrumentalizar o Orientador Profissional para atuar em atendimentos individuais e/ou grupais de jovens e adultos a partir da compreensão integral do desenvolvimento humano (intrapsíquico e social), e da reflexão crítica sobre as relações de trabalho.


Metodologia:

O curso contará com aulas expositivas, dinâmicas de grupo, estudo de casos, leitura e discussão de textos.

Todos os conteúdos são ilustrados através de exemplos práticos. O aluno deverá escrever um trabalho de conclusão de curso (TCC) a ser apresentado em dezembro de 2012.

O material de apoio às aulas será entregue no início de cada módulo.

 

Conteúdo Programático:

Módulo I. Introdução e histórico da Orientação Profissional

Docente: Flávia Maria Marques

Apresentar a área de Orientação Profissional através do seu histórico e as diferentes linhas teóricas existentes na Orientação Profissional.


Módulo 2. A Estratégia Clínica na Orientação Profissional.

Docente: Giovanna Albuquerque Maranhão de Lima

Apresentar a estratégia clínica aplicada à Orientação Profissional e introduzir a teoria de Rodolfo Bohoslavsky.

  • A psicodinâmica da escolha: reparação, identidade vocacional e identidade ocupacional.
  • O diagnóstico na Orientação Profissional clínica.
  • A entrevista como principal instrumento da estratégia clínica. A escuta clínica.
  • Determinantes inconscientes da escolha.


Módulo 3. Adolescência: embora elástica é sempre um ritual de passagem

Docente: Maria Stella Sampaio Leite

  • O ritual de passagem: da infância para maturidade
  • O jovem e o tempo.
  • Sobre os dois princípios do funcionamento mental.
  • As implicações da família no processo de escolha profissional.
  • Análise de certos mecanismos psíquicos atuantes nas relações familiares e seus desdobramentos no momento da escolha profissional.
  • A devolutiva de Orientação Profissional em grupo com pais e filhos.

 

Módulo 4. Sociologia do Trabalho e Sociedade Contemporânea

Docente: Flávia Maria Marques


4.1. – O trabalho e seu significado

  • Conceito de trabalho como forma de produção da sobrevivência, de transformação do mundo e de si mesmo.
  • A história do trabalho.
  • O funcionamento da sociedade contemporânea.

4.2. – A história das profissões

  • Historicidade das profissões. Conceito de profissão e ocupação.
  • Aspectos que caracterizam uma profissão.
  • Valor social das profissões.

4.3. – A Orientação Profissional na contemporaneidade


Módulo 5. Sobre o trabalho de Orientação Profissional em grupo: processos e características

Docente: Maria Stella Sampaio Leite

  • Levantamento das características, das possibilidades, dos ajustes e das limitações do trabalho de Orientação Profissional em grupo.
  • Analise dos mecanismos positivos e negativos do grupo de orientandos frente à tarefa da escolha profissional.
  • Exemplos de situações grupais.
  • Ética profissional

 

Módulo 6. Instrumentos e técnicas utilizadas no Processo de Orientação Profissional

Docentes: Flávia Maria Marques e Maria Stella Sampaio Leite

Etapas do programa de Orientação Profissional

  • Técnicas de apresentação e integração grupal
  • Técnicas de autoconhecimento
  • Técnicas de levantamento de interesses
  • Técnicas de informação profissional
  • Técnica Realidade Ocupacional ( RO )

Docente convidada deste módulo: Kathia Maria Costa Neiva

  • Técnica de autoconhecimento “reconhecendo quem eu sou”
  • Critérios para a escolha profissional
  • Como escolho escolher

 

Módulo 7. A Estratégia Pedagógica na Orientação Profissional.

Docente: Mariangela Lourenço Friguglietti

  • Fundamentos da abordagem pedagógica em programas de Orientação Profissional, segundo a teoria de Pelletier.
  • Vivências de técnicas e dinâmicas que possam ser utilizadas em programas de Orientação Profissional através da abordagem pedagógica.


Módulo 8. Carreira na atualidade

Modulo 9. Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. (TCC)

Modulo 10. Apresentação do trabalho (TCC)


Público Alvo:

Psicólogos e Pedagogos e alunos dos últimos anos dessas áreas .


Período:

Inicio: 06 de março de 2012

Término: 11 de dezembro de 2012

Carga horária: 105 horas-aula (50 minutos )

Horário:

Às terças-feiras, das 19:30 às 22:00 horas


Investimento:

Os candidatos serão submetidos a entrevista individual de seleção e será cobrada uma taxa de

R$ 50,00. Este valor não será reembolsado em caso de não aceitação do curso, por quaisquer das partes.

Valor:  R$ 350,00 (Trezentos e cinquenta reais) mensais

(11 parcelas, sendo 10 mensalidades mais uma matricula)

Total do Curso: R$ 3.850,00 (Três mil oitocentos e cinquenta reais).

O certificado será concedido mediante presença mínima de 75% e a apresentação de um trabalho de conclusão de curso.

Observação: Na ocasião da matrícula será solicitada a apresentação de cópia do diploma ou declaração da Universidade para os 5º anistas.


Equipe Técnica


Coordenação:

Maria Stella Ribeiro Sampaio Leite

 

Equipe de Docentes:

Flávia Maria Marques

Giovanna Albuquerque Maranhão de Lima

Kathia Maria Costa Neiva

Maria Stella Sampaio Leite

Mariangela Lourenço Friguglietti

 

Flávia Maria Marques

Psicóloga - CRP 06/ 29490-0 (PUC-SP) com especialização em Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae. Mestrado desenvolvido na área de Orientação Profissional pelo programa de pós-graduação em Psicologia da Educação da PUC-SP. Orientadora Vocacional da Colmeia.
Educadora em programas de capacitação de jovens para o mercado de trabalho na Colmeia.

Giovanna Albuquerque Maranhão de Lima

Psicanalista e Psicóloga- CRP 06/20758-0. Membro Filiado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Aperfeiçoamento em Adolescência pela Universidade de Buenos Aires, pós-graduação pela USP em Psicoterapia Psicanalítica. Formação em Orientação Profissional na Argentina. Larga experiência na formação - docência e supervisão - de Orientadores Profissionais.

 

Dra. Kathia Maria Costa Neiva

Psicóloga – CRP: 06/15.408 (PUC-SP), Especialista em Orientação Profissional (Sedes Sapientiae), Doutora em Psicologia (Université Paris V). Ampla experiência como psicóloga clínica, orientadora profissional e de carreira e professora universitária.  Autora dos livros “Processos de Escolha e Orientação Profissional” e “Intervenção Psicossocial: Aspectos teóricos, metodológicos e experiências práticas”;  da “Escala de Maturidade para a Escolha Profissional (EMEP)” e do “Jogo: Critérios para a Escolha Profissional”, publicados pela Vetor Editora.


Maria Stella Sampaio Leite

Psicóloga - CRP 06/4422 - (PUC – SP) e psicanalista; membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise; orientadora vocacional há 22 anos na Colmeia e no consultório. Ampla experiência como palestrante em Instituições e escolas de Ensino Médio e Superior.


Mariangela Lourenço Friguglietti

Pedagoga e psicopedagoga, com especialização em Orientação Profissional no Instituto Sedes Sapientiae. Educadora do programa de capacitação de jovens para o mercado de trabalho na Colmeia há 8 anos.

 

·




 

 

 

Share/Save/Bookmark