Grêmio Colmeia



O Grêmio Colmeia é um programa gratuito de educação complementar, que oferece um espaço educacional para crianças e adolescentes, a fim de que possam desenvolver integralmente suas potencialidades. Neste ambiente de formação contínua, são oferecidas várias atividades esportivas, artísticas, culturais e pedagógicas.

O Grêmio Colmeia funciona durante todo o ano e atende no contraturno escolar. É frequentado, em média, por 100 gremistas ao ano, de 6 a 18 anos.

Esportes

Vários conceitos são trabalhados por meio dos esportes de quadra, como Futsal, Handebol, Voleibol e Basquetebol, além de jogos recreativos, campeonatos e cooperativos. Essas atividades auxiliam em formação de conceitos básicos, socialização, melhora da autoestima, estratégias, trabalho em equipe, valores, noções de cidadania e qualidade de vida. Durante a prática esportiva são propostas atividades que tenham como características a busca de objetivos comuns e bem-estar, respeitando sempre as diferentes fases de seu desenvolvimento.

Oficina de Artes Plásticas

Trabalhando conceitos básicos de linguagem visual e espacial, a oficina tem como objetivo incitar o participante a olhar para seu entorno e perceber onde ele, como sujeito, se encontra. Priorizando materiais recicláveis, reconstruímos o cotidiano, refletindo sobre seu significado, tanto no âmbito pessoal quanto social.

Street Dance

Prática esportiva e cultural que envolve coordenação motora, movimentos quebrados ou contínuos, usando o tônus muscular para os movimentos de impacto.

A aula traz alongamento, aquecimento, saltos e coreografias dinâmicas, que possibilitam o trabalho dos batimentos cardíacos, força muscular, resistência e coordenação.

Teatro

As aulas de teatro proporcionam descobertas pessoais que tornarão os participantes mais soltos, atentos, seguros e fortes para enfrentar o palco ou o dia a dia.

O teatro instiga a criatividade, a espontaneidade e trabalha a autoestima e a autoconfiança. Traz mais consciências corporal, facial, vocal e sensorial, além de estimular o trabalho equipe.

Os participantes têm ainda a oportunidade de realizar pequenas montagens teatrais (espetáculos), que serão apresentados ao público, com o objetivo de proporcionar uma experiência teatral completa, a qual só acontece com a chegada do espectador.

Capoeira Angola

Tem como objetivo mostrar ao aluno que seus movimentos têm eficácia nas disciplinas corporal, musical e psicológica, fazendo-o entender que a roda de capoeira serve para a grande roda da vida.

Atendimento Psicopedagógico Institucional

Por meio dos fundamentos da psicopedagogia, o atendimento tem seu conteúdo programático estabelecido a partir do diagnóstico das crianças, independentemente da série escolar em que estão matriculadas.

As crianças são divididas em grupos de: alfabetização, dificuldades ortográficas, de leitura e de matemática.

O atendimento fortalece a habilidade linguística e o raciocínio lógico, aumenta a autoestima dos educandos, auxilia a construção da autoimagem crítica e criativa sobreposta à de fracasso escolar. Orienta os familiares para o desenvolvimento de um “olhar positivo” sobre seus filhos e inclui os alunos em suas próprias salas de aula.

Um exemplo de resultado:

O aluno L. G. F., estudante do 4º ano do Ensino Fundamental, com 9 anos de idade, iniciou no projeto em 19 de fevereiro de 2013, quando realizou a avaliação inicial e apresentou a escrita espontânea (ditado), conforme a imagem 1, a seguir.

Palavras ditadas:
  • 1. Banana
  • 2. Maça
  • 3. Pera
  • 4. Uva
  • 5. Limão
  • 6. Abacaxi
  • 7. Jaca
  • 8. Cereja
  • 9. Mamão
  • 10. Ameixa


Em 6 de junho, com 4 meses de atendimento, totalizando 31 horas, o aluno apresentou um resultado bastante significativo na avaliação final, como mostra a imagem 2. O fato de o aluno ter frequentado 100% do atendimento contribuiu para este resultado.

Parceiros

O Grêmio recebe apoio financeiro da Construcap CCPS Eng. e Com. S/A. Este recurso tem possibilitado a manutenção da equipe de educadores e garantido a continuidade do programa. Desta forma, muitos jovens participam dele há anos, ininterruptamente. Isto reflete não apenas em seu desenvolvimento pessoal, mas também dá às famílias segurança, pois elas podem organizar suas vidas contando com este apoio socioeducativo.

Os familiares participam de reuniões específicas, que têm o objetivo de informá-los sobre toda a programação e envolvê-los nas atividades. Além disso, proporciona a troca de informações sobre a evolução e/ou os problemas de relacionamento entre educadores e gremistas. Há, ainda, contato permanente e individualizado com as famílias para tratar de assuntos específicos observados no desenvolvimento dos gremistas.

São realizadas reuniões com as escolas parceiras para acompanhamento da evolução e das dificuldades dos gremistas, que se dão entre a coordenação pedagógica da escola e a equipe técnica da Colmeia.

Algumas escolas parceiras: E. E. Ludovina Credidio Peixoto; E. E. Aristides de Castro; E. E.Martim Francisco; E. E. Costa Manso; E. E. Ennio Voz e Lar Escola Recanto Cristão.


Veja Também:





Rua Marina Cintra, 97 - Jd. Europa - São Paulo - tel. (11) 3881-1545 - e-mail: colmeia@colmeia.org.br