II Jornada de Orientação Profissional / 2016


Apresentação:

A presente Jornada visa promover a discussão sobre como o homem estabelece as suas relações na contemporaneidade, sobretudo, com o seu trabalho. Em que medida as características atuais – avanço tecnológico, crescimento da virtualidade, busca pela produtividade/resultados, novas configurações intra e intersubjetivas e variedade nas formas de elaboração das experiências – impactam nas escolhas profissionais que jovens e adultos realizam. Veja como foi clique Aqui:

Público alvo:

Orientadores profissionais, educadores e interessados no tema, alunos e ex-alunos dos cursos de Orientação Profissional da Colmeia.

Calendário:

Data:08 de Outubro de 2016 - sábado
Horário:Das 8:30h às 17h
Local: Rua Marina Cintra, 97- Jd. Europa – São Paulo – SP.

III Jornada em 2018


Programação


8:30
Recepção e Credencamento

9:00 às 9:10
Abertura
Marisa Donatiello - Coordenadora Técnica da Colmeia

9h10 às 9h40
Apresentação da proposta da II Jornada de OP da Colmeia
Maria Stella Sampaio Leite – orientadora da Colmeia e psicanalista

9h40 às 11h00
Mesa 1 – Tempo, subjetividade e escolhas Refletir sobre as transformações do nosso mundo atual, plural e veloz e seus impactos nos indivíduos em suas subjetividades, seus modos de vida e suas escolhas profissionais.
Camila Salles Gonçalves (Sedes Sapientiae) – Escolha, Desejo e Vocação
Flávia Marques (Colmeia) – Juventude e o tempo do contemporâneo
Marcelo Afonso Ribeiro (USP) – Orientação profissional em tempos acelerados:Impactos na subjetividade
Coordenadora: Giovanna Albuquerque Maranhão de Lima (Colmeia)

11h30 às11h50h
Lançamento da Técnica: Como Escolho Escolher
Autora: Kathia Maria Costa Neiva
Editora: Vetor
Coffee break

12h às 13h
Palestra: Aconselhamento de carreira na estratégia clínica.
Lucy Leal Melo Silva (USP – Ribeirão Preto)

13h às 14h
Almoço

14h às 14h30
Sessão de posters
“Pôster” – síntese de experiências e/ou de pesquisas a partir de um tema teórico.


14h30 às 15h30
Mesa 2 – As novas demandas da orientação profissional na contemporaneidade
Discutir sobre a diversidade na orientação profissional nos tempos atuais: públicos, metodologias, técnicas e veículos.
Roger Augusto Ikemomori Yamaguishi (Colmeia / colégio Anglo ) –Utilização de plataformas digitais na exploração do mundo e de si
Luciana Márcia dos Santos Silva (Colmeia) – Orientação Profissional para Pessoas com Deficiência (PcD)
Maria Elci Spaccaquerche ( PUC-SP) - Orientação Profissional via internet
Coordenadora: Caioá Geraiges de Lemos

16h às 17h00
Mesa 3 - Planejamento de Carreira, Reorientação e Coaching
Refletir sobre as razões do crescimento da demanda por orientação profissional e suas múltiplas formas para o público adulto.
Maria da Conceição Coropos Uvaldo (USP) – "Carreira ainda existe? do curriculum vitae à narrativa"
Sandra Loureiro (Colmeia/PUC-SP) – Por que planejar se vai mudar?
Nelson Fender (Vocare Carreira) – Coaching e orientação profissional – convergências e diferenças
Coordenadora: Kathia Neiva

17h30
Encerramento e entrega de certificados


Caioá Geraiges Lemos Caioá Geraiges Lemos. Psicóloga pela USP, Mestre e Doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - USP. Orientadora Vocacional da Colmeia. Autora do livro: Adolescência e escolha da profissão - Editora Vetor e coautora de outros livros na área.

Elci Barbosa (Maria Elci Spaccaquerche) – psicóloga e mestre em Psicologia Social pela PUC-SP, desenvolve o trabalho de Orientação Profissional e de Carreiras, desde 1975. Como professora universitária lecionou em diversas universidades, inclusive na própria PUC-SP, onde foi coordenadora do Núcleo de Orientação Vocacional. Desenvolveu o serviço de Orientação Profissional on line, do qual é autora responsável pelo conteúdo e metodologia, junto à COGEAE, órgão da PUC-SP e ao NPPI - Núcleo de Pesquisa em Psicologia e Informática, da Clinica Psicológica da PUC-SP. Paralelamente, trabalha em consultório como psicóloga clinica, atendendo tanto jovens como executivos com questões de escolha ou reavaliação profissional Coordena a Coleção "Amor e Psique", junto à Ed. Paulus, de livros da Psicologia Arquetípica de C.G. Jung. Email: mariaelcis@gmail.com

Flávia Maria Marques Flávia Maria Marques. Psicóloga pela PUC-SP. Doutorado e Mestrado desenvolvidos na área de Orientação Profissional pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Educação da PUC-SP. Orientadora Vocacional da Colmeia e docente no curso de formação de orientadores profissionais da Colmeia.

Giovanna Albuquerque Maranhão de Lima . Psicanalista e Psicóloga. Membro associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Aperfeiçoamento em Adolescência pela Universidade de Buenos Aires. Pós-graduação pela USP em Psicoterapia Psicanalítica. Formação em Orientação Profissional na Argentina. Larga experiência em formação ‒ docência e supervisão ‒ de orientadores profissionais.

Kathia Maria Costa Neiva Psicóloga pela PUC-SP. Especialista em Orientação Profissional pelo Instituto Sedes Sapientiae. Doutora em Psicologia pela Université Paris V. Ampla experiência como psicóloga clínica, orientadora profissional e de carreira e professora universitária. Autora dos livros Processos de Escolha; Orientação Profissional e Intervenção Psicossocial: Aspectos teóricos, metodológicos e experiências práticas; Escala de Maturidade para a Escolha Profissional; e Jogo: Critérios para a escolha profissional, publicados pela Vetor Editora.

Lucy Leal Melo-Silva. Psicóloga, livre-docente pela Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, docente na Graduação e Pós-graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Graduada em Psicologia pela UNESP-Bauru (1981), Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (1993) e Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2000). É Responsável pela área de Orientação Profissional na FFCLRP/USP, na qual desenvolve pesquisa, ensino e extensão. Linha de pesquisa: Orientação profissional, educação e desenvolvimento de carreira: diagnóstico e intervenção. Membro da Associação Brasileira de Orientadores Profissionais (ABOP) e da International Association Educational Vocacional Guidance (IAEVG). Coeditora da Revista Brasileira de Orientação Profissional. Autora de livros na área da Orientação Profissional e Formação em Psicologia.

Luciana Marcia dos Santos Silva Psicóloga - Universidade São Judas Tadeu, especializações em Psicologia Hospitalar em Hospital Geral e Oncologia - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo – Curso de Formação de Orientador Vocacional/Profissional na Colmeia – Instituição a Serviço da Juventude.

Marcelo Afonso Ribeiro Doutor em Psicologia Social e do Trabalho; Docente do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da USP onde coordena o CPAT (Centro de Psicologia Aplicada ao Trabalho). Faz pesquisas na interface trabalho, identidade e carreira.

Maria da Conceição Coropos UvaldoMestre e doutora em Psicologia Social e do Trabalho pela USP. Coordenadora do Centro-escola do Instituto de Psicologia da USP (CEIP). Coordenadora do Laboratório de Pesquisas sobre o Trabalho e Orientação Profissional ( LABOR-USP). Psicóloga do Serviço de Orientação Profissional da USP.

Maria Stella Sampaio Leite Psicóloga pela PUC- SP. Psicanalista. Membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise. Orientadora vocacional há 22 anos na Colmeia e no consultório. Ampla experiência como palestrante em instituições e escolas de Ensino Médio e Superior. Autora do livro: Orientação Profissional - Clínica Psicanalítica - Editora: Casa do Psicólogo. 2015

Nelson Fender Pedagogo com Pós graduação em Administração de Recursos Humanos pela FGV, Administração de Marketing pela Escola Trevisan e Especialização em Orientação Profissional pelo Sedes Sapietiae, Mestrando pela FMU em Administração com pesquisa voltada a perenidade da escolha profissional de alunos dos cursos de TI na modalidade Tecnólogo. Master Coaching pelo ICI com mais de 2000 horas de atendimento e atualmente é Sócio Diretor da Vocare Carreira, consultoria especializada em Coaching, Planejamento de Carreira e Programas de Desenvolvimento Organizacional e Professor Universitário. E-mail: nelson.fender@vocarecarreira.com.br

Roger Augusto Ikemori Yamaguishi Psicólogo pela USP, mestrado pelo Departamento de Psicologia Social e do Trabalho e Especialização em Orientação Profissional. Professor, Orientador educacional e profissional do Curso e Colégio Anglo SP; orientador de carreira da FIPEN (Faculdade e Instituto Paulista de Ensino); pesquisador do LABOR-USP.

Sandra Loureiro Psicóloga pela PUC-SP. Mestre em Psicologia Social pela USP e Especialista em Orientação Vocacional e Profissional pelo Instituto Sedes Sapientiae. Tem experiência corporativa em empresas e consultorias especializadas em Recursos Humanos e Carreira. Professora da PUC-SP. Atua como Orientadora Vocacional e Profissional.

Comissão Organizadora:


Maria Stella Sampaio Leite – Coordenadora
Flávia Maria Marques
Sandra Loureiro


Colmeia Hogrefe Valor do Conhecimento Vetor Conselho Federal de Psicologia




Rua Marina Cintra, 97 - Jd. Europa - São Paulo - tel. (11) 3881-1545 - e-mail: colmeia@colmeia.org.br