logo-site

Núcleo de Formação

Aperfeiçoamento em Orientação Vocacional / Profissional

Sobre o curso:

Este curso é para você que quer se tornar um Orientador Profissional!

Imagine-se sendo a ponte que conecta indivíduos a carreiras mais alinhadas com suas paixões e habilidades! 

O curso de Aperfeiçoamento em Orientação Vocacional e Profissional da Colmeia visa formar orientadores para atuarem com a orientação profissional de adolescentes e jovens adultos e na re-escolha de universitários. Como Orientador Profissional capacitado, você desempenhará um papel crucial na vida de jovens, ajudando-os a explorar possibilidades, identificar talentos e construir trajetórias profissionais significativas.

Nosso curso oferece uma formação abrangente com um corpo docente de excelência, aulas dinâmicas, embasamento teórico sólido, estudos de casos reais e estágio supervisionado. Tudo isso para que você esteja pronto para enfrentar os desafios do mundo da orientação profissional. Orientador de carreira, é o profissional que atua desde as primeiras escolhas profissionais.

O curso tem contribuído para a formação de vários profissionais que estão ativos no mercado de trabalho. Aliás, muita gente mesmo, de todo o Brasil, traz no seu currículo um período de formação na Colmeia.

Pela formação em orientação profissional você estará apto a ampliar seu campo de trabalho.

Venha fazer parte desta turma!

  • Formar Orientadores Profissionais para atuar em atendimentos individuais ou em grupo de adolescentes, jovens adultos e universitários.
  • Oferecer ao aluno fundamentos teóricos e práticos para a compreensão integral do ser humano e uma reflexão crítica sobre as relações de trabalho.
  • Instrumentalizar e acompanhar o aluno em um processo de orientação vocacional e profissional de jovens em fase de primeira escolha e na re-escolha de universitários, através de um atendimento prático, supervisionado por professores.

Há mais de 20 anos promovendo o curso atendemos a centenas de profissionais das áreas de psicologia, pedagogia e de Recursos Humanos e há 10 anos o curso foi aberto para  profissionais de nível superior de diversas áreas de conhecimento, interessados em conhecer uma metodologia para trabalhar com orientação profissional de adolescentes, jovens adultos e universitários.

  • A história da Orientação Vocacional/Profissional- do nascimento à contemporaneidade; referenciais teóricos e desafios atuais
  • Adolescência: fases e características
  • A Estratégia Clínica na Orientação Vocacional e Profissional
  • A Estratégia Pedagógica da Orientação Vocacional e Profissional
  • Grupo Operativo: processo e características
  • O Processo de Orientação Profissional: Entrevista Diagnóstica, Instrumentos e Técnicas mais utilizados, Informação Profissional e Roteiro de Pesquisa para jovens
  • Projeto de Vida no Novo Ensino Médio: sensibilização para a escolha
  • O Trabalhar: contínuo de escolhas e mercado de trabalho
  • Vivência no atendimento individual ou em grupo supervisionado por orientadores altamente qualificados e experientes.
  • Supervisão do professor para elaboração de relatório de orientação profissional.

Online e ao vivo

Mensalidades no valor de R$ 525,00 (quinhentos e vinte cinco reais)

Matrícula 25 de julho de 2024 no valor de R$525,00(quinhentos e vinte cinco reais)

* Reservamos o direito de adiar ou cancelar o curso, caso não atinja o número mínimo, com devolução de 100% da matrícula.

Metodologia

O curso de Aperfeiçoamento em Orientação Vocacional e Profissional propõe um ensino dinâmico da Orientação Profissional, onde teoria e técnica caminham juntas. Por meio de exemplos e exercícios, o aluno é estimulado a articular seu repertório/experiência aos novos conhecimentos.

O curso contará com aulas expositivas, dinâmicas de grupo, estudo de casos, leituras, discussão de textos e atividades práticas onde o aluno realiza atendimentos de orientação profissional com o suporte de supervisões regulares oferecidas por professores do curso.de atendimento individual e grupal supervisionados.

O último semestre é dedicado à prática, com atendimentos individuais e grupais. 

O curso conta com um corpo docente que é referência e altamente qualificado nas diversas áreas da orientação vocacional/profissional. Todos os professores têm larga experiência como orientadores, sendo produtores de conhecimento na área: autores de livros, jogos, games, testes e pesquisas, dentre outros.

O certificado será concedido mediante presença mínima de 75% e apresentação de trabalhos e relatórios de atendimentos finais.

Calendário:

Início: 13 de agosto de 2024 a 03 de junho de 2025
Horário: Das 19:30 às 22:00h – Terças-feiras
Carga Horária Total: 108hs
Certificado: mediante presença mínima de 75%
Observação: Na ocasião da matrícula será solicitada a apresentação de cópia do diploma.

nossa equipe

Conheça nossos orientadores

Caioá lemos

Psicóloga

Clique aqui para ver o currículo profissional!

Flávio José Gosling

Psicólogo

Clique aqui para ver o currículo profissional!

Kathia Neiva

Psicóloga

Clique aqui para ver o currículo profissional!

Marcelo A. Ribeiro

Psicólogo

Clique aqui para ver o currículo profissional!

Marcos Stucchi Pedott

Psicólogo

Clique aqui para ver o currículo profissional!

Maria Elci

Psicóloga

Clique aqui para ver o currículo profissional!

Maria Stella

Psicóloga

Clique aqui para ver o currículo profissional!

Marisa Abujamra

Psicóloga

Clique aqui para ver o currículo profissional!

Rodolfo Maia

Psicólogo

Clique aqui para ver o currículo profissional!

Roger Augusto

Psicólogo

Clique aqui para ver o currículo profissional!

depoimentos

O que estão falando sobre o curso!

Quero agradecer a Colmeia pela oportunidade de autoconhecimento através da Reorientação de Carreira, foi como ter alguém segurando em minhas mãos, me mostrando como identificar meu objetivo, como planejar e colocar em prática tudo que aprendi nos atendimentos, para ser uma pessoa profissionalmente realizada! E ser atendida por uma excelente profissional fez toda diferença neste processo de aprendizado, foi um prazer enorme ser acolhida de modo tão especial e eficaz pela querida Daniely Miyasava! (aluna do curso de formação de orientadores profissionais)

Elaine Brisac 

A minha experiência no curso de OV da Colmeia foi muito rica e me apresentou um mundo cheio de possibilidades de atuação . Muito bem estruturado , com fundamentação teórica densa e professores experientes , atualizados com a temática e sempre atentos as nossas necessidades. Os encontros foram permeados por muita troca e a supervisão individual e em grupo muito produtiva. Foi um belíssimo aprendizado. Recomendo

Paula Monteleone |  2021

“O curso de formação de orientadores profissionais/vocacionais me mostrou que orientação profissional/vocacional não se restringe somente a clínica e foi fundamental para direcionar minha vida profissional. Foi um curso completo e atualizado dado por professores qualificados, acessíveis e que vivem a orientação profissional/vocacional na prática. Os estágios também foram fundamentais para o aprendizado. O curso permite atuar na área com a segurança de que está contribuindo para a escolha profissional de quem procura a orientação. “

Margaret Sugiyama | Turma 2018

Quero saber mais!

Temos uma equipe de especialistas prontos para te ajudar e tirar suas dúvidas.

Se preferir pode também chamar pelo whatsapp: