Somos uma das instituições pioneiras e referência na prestação de serviços de Orientação Vocacional/Profissional em São Paulo, atendendo ininterruptamente há 80 anos.
O trabalho do Núcleo de Orientação Vocacional/Profissional que inicialmente acontecia apenas na própria instituição, passou a ser ampliado em escolas, empresas e organizações sociais, acompanhando as transformações ocorridas nesta área do conhecimento e também dos jovens.
Com o compromisso de formar novos Orientadores Vocacionais / Profissionais, a Colmeia realiza há mais de 25 anos, cursos presenciais com técnicas e metodologias próprias acumuladas ao longo do tempo.
E, atendendo a demanda existente, desenvolvemos este curso na modalidade à distância com o objetivo de acompanhar e difundir com maior abrangência essas metodologias.
Conteúdo programático:
Os conteúdos estão organizadas em 6 unidades, e os mesmos deverão ser lidos sequencialmente para melhor compreensão.
Programa:
- Introdução
- As primeiras práticas em orientação para o trabalho
- A visão do homem na revolução industrial
- Parsons: o pioneiro da orientação vocacional
- A teoria Traço e Fator em orientação Vocacional
- O enfoque desenvolvimentista em Orientação Vocacional/Profissional
- Tabela: estágios do desenvolvimento vocacional e as tarefas evolutivas correspondentes
- Contribuições das teorias desenvolvimentistas
- Introdução
- Campos de atual x mercado de trabalho
- Orientação Vocacional/Profissional nas escolas
- Orientação Vocacional/Profissional em cursos pré-vestibulares/li>
- Orientação Vocacional/Profissional em instituições de ensino superior
- Orientação Vocacional/Profissional em instituições do terceiro setor
- Orientação Vocacional/Profissional nas instituições que oferecem reorientação de carreira e preparação para a aposentadoria
- Orientação Vocacional/Profissional nas instituições especializadas no atendimento a portadores de necessidades especiais
- Material complementar – Colmeia: uma instituição pioneira na Orientação Vocacional/Profissional
- Introdução.
- O processo de ativação do desenvolvimento vocacional.
- Etapa de exploração (Conhecer): o pensamento criador.
- Etapa de cristalização (Organizar): o pensamento conceptual.
- Etapa de especificação (Escolher): o pensamento avaliativo.
- Etapa de realização (Decidir): o pensamento implicativo
- Introdução.
- Primeira parte do programa: as variáveis do problem.
- Atividades de exploração e especificação.
- Atividades de exploração e especificação II.
- Segunda parte do programa: projeto de vida e carreira.
- Material complementar – atividade: as diversas maneiras de decidir.
- Material complementar: texto de apoio: meu projeto profissional
- Material complementar: referências bibliográficas
- Introdução.
- As influências sobre a escolha profissional.
- As identificações com papéis ocupacionais.
- O processo de constituição da identidade profissional.
- Os processos psicodinâmicos da escolha profissional
- O conceito de vocação
- O diagnóstico vocacional
- Material complementar: referências bibliográficas
- Métodos, técnicas e o imaginário do profissional da OVP.
- Triagem, contrato de trabalho e outros procedimentos.
- Etapas do autoconhecimento – parte I.
- Conhecimento da realidade socioprofissional.
- Possíveis aplicações das abordagens psicodinâmica e pedagógica.
- Material complementar – técnica do flanelógrafo – Técnica do “papo sério” sobre a escolha profissional – Técnica: vitrine das habilidades – Orientação para a realização dos desenhos de profissionais – DP – E – Roteiro de pesquisa das profissões – Sites de pesquisa para informação profissional.
- Material complementar – referências bibliográficas
A quem se destina:
Profissionais de nível superior (completo) de todas as áreas de conhecimento
Carga horária:
2 Meses
Certificação:
Ao final de cada unidade haverá uma avaliação para acesso à próxima unidade, de modo sequencial. A avaliação não contempla as leituras complementares e se propõe a verificar se houve entendimento do conteúdo. Ao final da conclusão das 6 unidades será concedida uma certificação automaticamente .
Coordenação.
Marisa Donatiello
Corpo Docente
Caioá Geraiges Lemos. Psicóloga – CRP 06/45914-2 (USP), Mestre e Doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – USP. Orientadora Vocacional da Colmeia. Autora do livro: Adolescência e escolha da profissão – Editora Vetor e coautora de outros livros na área.
Flávia Maria Marques. Flávia Maria Marques. Psicóloga pela PUC-SP. Doutorado e Mestrado desenvolvidos na área de Orientação Profissional pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Educação da PUC-SP. Orientadora Vocacional da Colmeia e docente no curso de formação de orientadores profissionais da Colmeia.
Maria Stella Sampaio Leite. Psicóloga pela PUC- SP. Psicanalista. Membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise. Orientadora vocacional há 22 anos na Colmeia e no consultório. Ampla experiência como palestrante em instituições e escolas de Ensino Médio e Superior. Autora do livro: Orientação Profissional – Clínica Psicanalítica – Editora: Casa do Psicólogo. 2015
Mariângela Lourenço Friguglietti. Pedagoga e psicopedagoga. Especialização em Orientação Profissional pelo Instituto Sedes Sapientiae. Educadora do programa de capacitação de jovens para o mercado de trabalho na Colmeia há 8 anos.