Formação de Orientadores

CURSO DE FORMAÇÃO DE ORIENTADOR VOCACIONAL/PROFISSIONAL (On-Line e ao vivo)

Desde 1942, a Colmeia tem acumulado sólida e reconhecida experiência na promoção do desenvolvimento humano, como uma das instituições pioneiras na prestação de serviços de Orientação Profissional em São Paulo. “Fazer Colmeia” é uma expressão bastante corrente entre pessoas que estão em fase de escolha profissional, virou sinônimo de fazer Orientação Profissional.

Com essa prática acumulada ao longo dos anos e preocupada com a formação do Orientador Profissional, a Colmeia criou há mais de dez anos o Curso de Aperfeiçoamento em Orientação Profissional, a princípio de curta duração.

A partir da demanda por uma formação mais aprofundada, desenvolveu o presente programa no formato anual, contando com professores da instituição e de convidados especialistas na área da Orientação Profissional.

Atenta à nova tendência de profissionais polivalentes, o curso irá abranger profissionais de todas as áreas que tenham interesse em desempenhar a função de Orientador Vocacional/Profissional.


Objetivos:

Formar Orientadores Profissionais para atuarem em atendimentos individuais e/ou grupais de jovens e adultos, a partir da compreensão integral do ser humano e da reflexão crítica sobre as relações de trabalho.


Carga Horária:

190 horas


Público Alvo:

Profissionais de nível superior (completo) de todas as áreas de conhecimento


Metodologia:

O curso contará com aulas expositivas, dinâmicas de grupo, estudo de casos, leitura , discussão de textos e atividades práticas de atendimento individual e grupal supervisionados.
O certificado será concedido mediante presença mínima de 75% e apresentação de trabalhos e relatórios de atendimentos finais.


Programa:

  • Histórico da OVP na Intersecção do Desenvolvimento do Trabalho.
  • Teorias contemporâneos de OVP
  • A estratégia clínica na Orientação Profissional
  • Adolescência: embora elástica é sempre um ritual de passagem.
  • Sobre o trabalho de orientação em grupo: processos e características.
  • A Estratégia Pedagógica na OVP
  • Instrumentos e técnicas no processo de OVP do domínio de profissionais de diferentes formações
  • A Família no processo de OVP
  • O Mundo do trabalho e carreira na contemporaneidade. O adulto, as fases da vida e as transformações da identidade profissional
  • Projetos em Orientação Profissional e de Carreira
  • Orientações para realização da parte prática.
  • Atendimento em grupo supervisionado.
  • Atendimento individual supervisionado.

Calendário:

Início: 05 de abril de 2022
Horário: às terças-feiras das 19:30 às 22:00h.


Processo seletivo:

Os candidatos serão submetidos à entrevista individual de seleção e será cobrada uma taxa de R$95,00. Este valor não será reembolsado em caso de não aceitação do curso por quaisquer das partes.


Vídeos de divulgação:

Maria Stella: Assista
Marcelo Afonso Ribeiro: Assista
Kathia Maria Costa Neiva: Assista


Reservamo-nos o direito de cancelar ou adiar o curso, caso não haja número suficiente de alunos para sua realização.

Equipe Técnica

Coordenação
Maria Stella de Sampaio Leite


Corpo Docente

Caioá Geraiges Lemos. Psicóloga – (USP), Mestre e Doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – USP. Orientadora Vocacional da Colmeia. Autora do livro: Adolescência e escolha da profissão – Editora Vetor e coautora de outros livros na área.

Flávia Maria Marques. Psicóloga pela PUC-SP. Doutorado e Mestrado desenvolvidos na área de Orientação Profissional pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Educação da PUC-SP. Orientadora Vocacional da Colmeia e docente no curso de formação de orientadores profissionais da Colmeia.

Flávio José Gosling. Médico psiquiatra (adulto, infância e adolescência) e médico do trabalho.Mestre em Med Preventiva pela Faculdade de Medicina da Usp Psicanalista, membro filiado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de SP

Kathia Maria Costa Neiva. Psicóloga pela PUC-SP. Especialista em Orientação Profissional pelo Instituto Sedes Sapientiae. Doutora em Psicologia pela Université Paris V. Ampla experiência como psicóloga clínica, orientadora profissional e de carreira e professora universitária. Autora dos livros: “Processos de Escolha e Orientação Profissional” e “Intervenção Psicossocial: Aspectos teóricos, metodológicos e experiências práticas”; e dos intrumentos: “Escala de Maturidade para a Escolha Profissional”, “Jogo: Critérios para escolhas profissionais” e “Técnica: Como escolho escolher”, publicados pela Vetor Editora.

Marcelo Afonso Ribeiro. Psicólogo, orientador profissional e de carreira, e professor Associado do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo onde coordena o CPAT (Centro de Psicologia Aplicada ao Trabalho) e o SOP (Serviço de Orientação Profissional). Doutor em Psicologia Social. Foi Presidente da ABOP (Associação Brasileira de Orientação Profissional) na gestão 2009-2011. Representante brasileiro na UNESCO Chair em Lifelong Guidance and Counseling e na Red Latinoamericana de Profesionales de la Orientación. Membro da ESVDC (European Society for Vocational Design and Career Counseling). Coorganizador do Compêndio de orientação profissional e de carreira: (Vol. 1 e 2) com Lucy Leal Melo-Silva (SP: Vetor, 2011).

Marcos Stucchi Pedott. Psicólogo USP e pós graduado no MBA em RH pela FIA. Orientador profissional há 6 anos, com especialização pela Colmeia. Certificação em coaching (ACSTH, ICF) pelo Erickson College e pelo instituto Terra Luminous. Certificado para utilização das metodologias Hogan, Human Guide e DISC. Fundador e autor do podcast Entre Escolhas sobre orientação profissional. Atua como especialista em mudanças comportamentais e motivação. Atuou em empresas nacionais e multinacionais, com experiência em consultoria interna de recursos humanos, desenvolvimento estratégico de pessoas de gestão de talentos para a América Latina. 

Maria Elci Spaccaquerche . Psicóloga – Especialista nas áreas de Educação e Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia, Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP. Professora Universitária. Terapeuta Junguiana. Desde 1983 coordena a Coleção “Amor e Psique” da Editora Paulus. Autora dos livros: “O que você vai ser quando crescer?” Ed. Paulus,2015 “Orientação Profissional passo a passo” (co-autora Ivelise Fortim), Ed. Paulus, 2009/ 3a. edição revista e ampliada, 2022.

Maria Stella Sampaio Leite. Psicóloga pela PUC- SP. Psicanalista. Membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise. Orientadora vocacional há 29 anos na Colmeia e no consultório. Ampla experiência como palestrante em instituições e escolas de Ensino Médio e Superior. Autora dos livros: Orientação Profissional – Clínica Psicanalítica – Editora: Pearson 2015 e Orientação Profissional (coleção “o que fazer?), Editora: Blucher 2018.

Rodolfo Maia.  Rodolfo Maia. Psicólogo pela Universidade de São Paulo. Mestre em Psicologia Social e Doutorando pelo IPUSP. Orientador Profissional pelo Curso de Aperfeiçoamento em Orientação Profissional e de Carreira do IPUSP. Trabalha na Equipe Multidisciplinar do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD) do município de Osasco. Psicólogo clínico e orientador profissional em seu consultório..

Roger Augusto Ikemori Yamaguishi.- Psicólogo – (USP), mestrado pelo Departamento de Psicologia Social e do Trabalho e Especialização em Orientação Profissional. Professor, Orientador educacional e profissional do Curso e Colégio Anglo SP; orientador de carreira da FIPEN (Faculdade e Instituto Paulista de Ensino); pesquisador do LABOR-USP.

Sandra Loureiro. Psicóloga pela PUC-SP. Mestre em Psicologia Social pela USP e Especialista em Orientação Vocacional e Profissional pelo Instituto Sedes Sapientiae. Tem experiência corporativa em empresas e consultorias especializadas em Recursos Humanos e Carreira. Professora da PUC-SP. Atua como Orientadora Vocacional e Profissional.


PREENCHA O FORMULÁRIO QUE ENTRARREMOS EM CONATO

Como Soube:

Google Safe Browsing

Share This Course