Itinerários Formativos – BNCC

Orientação Vocacional/Profissional para escolha de Itinerários Formativos do Ensino Médio

A Colmeia se dedica à questão da escolha profissional há 80 anos e nós orientadores profissionais, atentos às novas propostas da BNCC – Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica, temos sido convocados a acolher estudantes do 9ºano, os pais e escolas, na urgência da escolha de itinerários formativos do Novo Ensino Médio.

Esta Esta nova orientação profissional auxilia o estudante a “desenhar” a trajetória acadêmica no Novo Ensino Médio. Neste programa, o jovem realiza atividades de autoconhecimento dos interesses, habilidades, valores, características pessoais, pesquisa do conteúdo curricular dos itinerários formativos e do itinerário Formação Técnica e Profissional pelo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.


Em 2024, o Novo Ensino Médio revisado pelo Ministério da Educação, oferece aos estudantes:

  • Formação Geral Básica:
    2400 horas de disciplinas tradicionais (Física, Química, Matemática, Português, Sociologia, Filosofia, Biologia e outras). 
  • Três Itinerários Formativos Globais:
    1.Matemática e Ciências da Natureza (Biotecnologia, Química Aplicada, Robótica, Tecnologia e Programação, Empreendedorismo)

    2.Linguagens e Ciências de Humanas (Geopolítica, Filosofia e Sociedade Moderna, Mídias Digitais, Liderança, Oratória)
    3.Ensino técnico com 2.100 horas e 10 opções de cursos
  • Itinerários Formativos de Aprofundamento (1º ao 3ºano):
    Projeto de Vida, Educação Financeira, Tecnologia e Programação, Redação e Leitura, Aceleração para vestibular. 

A riqueza dessa orientação está em prover de sentido essa etapa escolar do adolescente, ao auxiliá-lo a identificar os itinerários formativos que deseja trilhar e identificar essa escolha entre as opções oferecidas pela sua escola, articulando-o, à medida do possível, ao seu projeto de vida futuro.


Objetivos do Programa:

  • Auxiliar o estudante na escolha dos itinerários formativos propostos para Novo Ensino Médio
  • Auxiliar na análise entre os itinerários escolhidos frente aos oferecidos pela escola onde estuda;
  • Desenvolver a percepção de si mesmo para promover escolhas mais seguras e com autonomia.

Público:

Alunos do 9º ano ao final do ensino fundamental II e adolescentes do Novo Ensino Médio.


Modalidade de Atendimento:

  • Atendimento Individual: On-line ao vivo ou presencial na sede da Colmeia: 5 encontros com o jovem com duração de 1 hora e 1 encontro de devolutiva com o jovem e os pais/responsáveis.
  • Atendimento em grupo: On-line ao vivo ou presencial na sede da Colmeia: 5 encontros com o grupo com duração de 2 horas e 1 encontro de devolutiva com cada jovem e os pais/responsáveis.
  • Atendimento na escola: On-line ao vivo ou presencial na escola. A Colmeia presta atendimento às escolas em projetos customizados. Orienta o programa de orientação profissional para a escolha dos itinerários formativos e a formação dos grupos de alunos para o atendimento no contraturno da escola.

Recado aos pais/familiares

Nesta etapa escolar, o estudante precisa realizar pela primeira vez, uma escolha sobre seu futuro profissional. O papel dos familiares será fundamental em oferecer ao jovem, a oportunidade de vivenciar um processo de orientação vocacional na Colmeia ou na Instituição de Ensino, quando esta oferecer esse programa aos alunos.


Depoimentos:

Os encontros de orientação foram muito esclarecedores e as atividades propostas ajudaram muito. Nota: 10. C.C.V.,14 anos


Orientadora:

Cláudia Cintra Bortoletto: Psicologia pela Faculdade São Marcos/SP. ( CRPSP-06/25481). Pedagogia pela Universidade Mackenzie. Mestre em Administração pela UMESP. Orientadora vocacional e profissional para jovens na Colmeia e em consultório. Docente de Projeto de Vida nos cursos de qualificação profissional da Colmeia. Pesquisadora pela Universidade Mackenzie. Associada ABOP 2023.


PREENCHA O FORMULÁRIO QUE ENTRAREMOS EM CONTATO

Como Soube:

Google Safe Browsing

Share This Course