logo-site

Núcleo de Atendimento

Orientação Vocacional/Profissional

Faça a escolha certa: Faça Colmeia!

A Colmeia se dedica à questão da escolha profissional há muitos anos. No decorrer desses anos, evoluiu de uma bateria de testes vocacionais para um processo de Orientação Vocacional em que você é o Sujeito da Escolha.
O programa oferecido pela Colmeia é um processo produtivo e eficaz, no qual os jovens mergulham em temas relativos ao autoconhecimento e ao mundo profissional de forma séria e divertida ao mesmo tempo.

  • Desenvolver melhor a percepção de si mesmo;
  • Explorar novas possibilidades de profissões, além das cogitadas no início do processo de orientação profissional;
  • Atenuar a ansiedade natural deste momento de vida;
  • Auxiliar a construir/planejar o percurso profissional, tendo em vista o projeto de vida do orientando;
  • Fortalecer o compromisso do jovem com sua escolha (engajamento).
  • O programa consiste em conversas com psicólogos especializados no qual os jovens vivenciam e compartilham suas dúvidas e ansiedades diante da escolha, do vestibular e da carreira profissional. Tudo é feito de um jeito divertido, com debates, jogos e dinâmicas. Participando do programa o jovem tem a possibilidade traçar o seu percurso profissional de uma maneira autônoma, reflexiva e com menos sofrimento.

Adolescentes do Ensino Médio,  jovens em fase de primeira escolha e universitários que buscam a reescolha do curso de graduação.

Presencial ou Online (ao vivo)

Vocês, pais, são muito importantes nesse momento de escolha profissional dos seus filhos. Pensando em vocês, na sua ansiedade e desejo de cooperação, adicionamos um encontro ao final do processo de orientação vocacional, para orientá-los, esclarecer dúvidas e refletir juntos sobre a melhor conduta a adotar.

Modalidades de atendimentos:

Grupal

O grupo tem a riqueza de propiciar um encontro entre pares com questões e aflições semelhantes, orientado pelo psicólogo.
São 7 encontros de duas horas e meia com o jovem e no oitavo encontro realiza-se uma entrevista devolutiva com os pais e seu filho.

Individual

O trabalho individual compreende 8 horas de atividades, divididas em sessões de uma hora com o jovem e uma entrevista final no último encontro.

Extensivos e Intensivo

Oferecemos programas extensivos ao longo ano e intensivos em períodos de férias durante uma semana.

Locais onde atendemos

Os serviços são prestados em nossa sede, escolas e empresas.

Atualmente uma expressão que alude ao trabalho de orientação profissional tem sido usada, trata-se do coaching. Esse termo vem do inglês e quer dizer o processo segundo o qual uma pessoa é orientada ou conduzida de uma posição A à B visando um desempenho melhor. Qualquer tipo de intervenção junto a pessoas se propõe a acompanhar, tratar ou orientar, a diferença está no método usado. Essa atividade tem gerado muita confusão porque ultrapassou sua concepção original de ajudar adultos e recém formados a planejarem suas carreiras. Hoje em dia há coaching para atuar com diferentes dificuldades das pessoas com seu dia a dia: para os que queiram orientar-se profissionalmente, coaching de mãe de primeiro filho, coaching de casal em início de vida conjugal, coaching de pessoas apavoradas com tratamento odontológico, entre outras questões.

Embora às vezes coaching seja usado como sinônimo de orientação profissional, a Colmeia utiliza o termo Orientação Profissional/Vocacional para jovens em sua primeira escolha e para adultos em seu redirecionamento de carreira por considerar que nossa intervenção tem metodologia diferenciada do coaching, a medida em que alcança níveis profundos na análise minuciosa da dinâmica psíquica do sujeito e isso se consegue pela ação de profissional especializado em orientação profissional.

Conheça nossas orientadoras

claudia

Cláudia Cintra Bortoletto

Psicóloga

Clique aqui para ver o currículo profissional!

Maria-Stella-sampaio

Maria Stella Sampaio Leite

Psicóloga

Clique aqui para ver o currículo profissional!

depoimentos

O que estão falando sobre o curso!

“Stella, muito obrigado pelas considerações. Rodrigo adorou a vivência e abriu novas janelas para o próprio futuro. Foi muito enriquecedor, de verdade.  

Sibele Pedral – Jul-23

Maria Stella, vi vários depoimentos no seu instagram. Comentei com vc que minha filha Luana fez o curso de Orientação Vocacional há 5 anos atrás, qdo estava no 2º ano do EM, mas esqueci de mencionar, hoje ela está no 4º ano de Odonto na USP e muito feliz com a escolha, a orientação foi muito importante para ela decidir qual carreira seguir. Agora chegou a vez do meu filho, na mesma situação que ela estava, acredito muito na importância da boa Orientação Vocacional nesse momento tão dificil para eles. Obg”.  

Isabel

Além das atividades propostas, ter conhecido novas pessoas foi um fator muito interessante por entender do porque elas estavam em dúvida e as profissões em que elas se interessaram ao final do curso”. 

H.20 anos

Obrigada pelas as informações. A sua ajuda para minha neta foi muito proveitosa ela já está na Universidade são Judas Tadeu aqui na av Angélica fazendo Ciências Contábeis e está muito feliz. Muito obrigada por tudo. Bj” 

Eliana

Contato