V Jornada de Orientação Profissional

“Dois anos de pandemia: como está a orientação profissional hoje?”

Tendo decorrido dois anos da emergência da covid-19, torna-se importante analisar o que o evento pandemia provocou na prática da orientação profissional, levando em consideração revisões e reflexões tanto do orientador, dos orientandos como da própria prática da orientação profissional e de carreira. Trabalha-se na modalidade presencial, online ou na articulação presencial/online? Surgiram novos enquadres? Como estão as diferentes subjetividades nas transições de carreira, na escolha do curso universitário com jovens oriundos de aulas online durante a pandemia? E como ficou a saúde mental das pessoas que escolhem? As mudanças trazidas por estes novos tempos em um cenário de vida e de trabalho que já era complexo, instável e ambíguo e de transformações rápidas, traz ainda mais desafios para que jovens e adultos atribuam sentidos as suas experiências de vida e de carreira. E que sejam ajudados a adentrar em seus pensamentos e a sua verdade interior, algo que parece tão obstruído no nosso momento histórico. Foram com essas inquietações que idealizamos a V Jornada de Orientação Profissional da Colmeia.

Hoje estamos muito felizes!!!!! Pois ao longo desses anos acompanhamos as transformações e tendências do mundo e do trabalho e justo este ano o núcleo de orientação profissional comemora 80 anos de prática e atendimentos. Estamos orgulhosos, pois durante essas 8 décadas, o setor cresceu e se modificou para atender as demandas de cenários e contextos em constante modificação.


| 08h30 – Recepção

| 9h00 – Boas vindas – Maria Stella Sampaio Leite


| 9h15Palestra Magna

Tema: Orientação Profissional e de Carreira durante e pós-pandemia: adaptações, transformações e novas possibilidades. Afinal a área entrou no século XXI? 

Maria da Conceição Coropos Uvaldo: Mestre e doutora em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP). Psicóloga do Serviço de Orientação Profissional da USP, professora universitária e dos cursos de aperfeiçoamento e especialização em Orientação Profissional e de Carreira da USP e do Instituto Sedes Sapientiae, pesquisadora do LABOR-USP, coordenadora do Centro Escola IP-USP.


| 10h00Mesa 1: Subjetividades, saúde mental e orientação profissional.

Discutir a saúde mental como importante fator da permanência dos jovens na constituição de seus projetos de futuro, destacando o predomínio da ansiedade nos diferentes contextos de vida.

Tema: Jovens: por que eles adoecem tanto psiquicamente?

Flávio Gosling: Médico psiquiatra (adulto, infância e adolescência) e médico do trabalho. Mestre em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da Usp Psicanalista, membro filiado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de SP

Tema: Pandemia, Jovens e orientação profissional

Marcos Lanner: Psicólogo, especialista em Orientação Profissional pela Universidade de São Paulo (USP) e em Psicoterapia Breve Psicanalítica pelo Instituto Sedes Sapientiae, mestre em Psicologia Social e doutorando pela USP. Atua nos temas: Orientação Profissional, Psicologia Clínica, Educação Básica e Orientação Educacional.

Mediador: Roger Augusto Ikemori Yamaguishi


| 11h00Intervalo
Importante momento para os participantes realizarem “networking” para fortalecerem a sua rede de contatos, num ambiente agradável acompanhado por serviço de café.


| 11h30 – Mesa 2: Mundo do trabalho, espaço virtual, vínculos e construção de Carreiras

Tema: O Indivíduo em luto na organização: perdas e enlutamento na experiência laboral de gestores e trabalhadores, na cidade de São Paulo.

Maria Luíza Dias: Psicóloga, antropóloga e mestre pela Pontifície Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), doutora pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenadora da Especialização em Psicanálise de Casal e Família, do curso de capacitação em Orientação Profissional e do Serviço de Orientação Profissional do Instituto LAÇOS Psicologia, Membro da ABOP.

Tema: Tendências pós-pandêmicas: o trabalho remoto e o impacto nas carreiras e na orientação profissional.

Marcos Stucchi Pedott: Psicólogo USP e pós graduado no MBA em RH pela FIA. Orientador profissional há 6 anos, com especialização pela Colmeia. Certificação em coaching (ACSTH, ICF) pelo Erickson College e pelo instituto Terra Luminous.

Mediadora: Sandra Loureiro


| 12h45 – Intervalo 


| 14h00 – Mesa 3: Projetos de orientação e justiça social

Tema: Articulação entre orientação profissional e justiça social: Realidade ou discurso?

Marcelo Afonso Ribeiro: Psicólogo, orientador profissional e de carreira, e professor Associado do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo onde coordena o CPAT (Centro de Psicologia Aplicada ao Trabalho) e o SOP (Serviço de Orientação Profissional). Doutor em Psicologia Social.

Tema: Um olhar para o futuro: uma experiência de orientação profissional e desenvolvimento de projeto de vida com jovens menos abastados.

Marisa Abujamra: Psicóloga pela Universidade Federal da Bahia e Pedagoga Universidade Católica de Salvador; Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental; Mestre em Comunicação pela ESPM SP, (Escola Superior de Propaganda e Marketing – SP); Orientadora Profissional e de Carreira pela USP, (Universidade de São Paulo: Instituto de Psicologia); Certificada em NeuroCoach pela Results Coaching System; Qualificada em MBTI pelo Instituto Fellipelli.

Mediadora: Caioá G. Lemos


| 15h00 – Apresentação de plataformas inovadoras

IDEMAuxilia os estudantes no processo de escolha pelos Itinerários Formativos e Técnico e Profissional. Para os gestores/coordenadores pedagógicos/psicólogos é entregue o mapeamento dos interesses dos seus alunos, turmas, escola e rede. A mesma foi aprovada pela Plataforma Evidências do MEC e SEDUC SP, após pesquisa robusta em todas as regiões do Brasil e, hoje, atende mais de 30 escolas de Ensino Fundamental anos finais e EM. 
Apresentação: Regina Crestani, Coautora do teste IDEM

PRO.JETA – É um programa que mapeia, organiza e dá sentido às aspirações dos jovens. Unindo metodologia e tecnologia, ele facilita a implementação do Projeto de Vida por estabelecimentos de ensino (escolas e ONGs) e auxilia o trabalho de orientadores, professores e gestão, munindo-os com dados e ferramentas e levantando oportunidades de crescimento para o jovem e para a instituição.
Apresentação: Daniel Corral, pro.Jeta – Inteligência de Dados orientada a Projetos de Vida


| 16h00 – Encerramento


Inscrições:

| 1º lote - (até 05 de setembro de 2022) esgotado
| 2º lote - (até 23 de setembro de 2022) Esgotado

Informações Importantes:

Data:  24 de Setembro de 2022
Horário: Das 8h30 às 16h00
Formato:
Online e Presencial
Local: Teatro CIEE – Rua Tabapuã, 469  –  São Paulo – SP – CEP 04533-001


Comissão organizadora:
Caioá Geraiges de Lemos , Cláudia Cintra Bortoletto,  Daniel Alves, Elísia André,  Flávia Maria Marques, Marcos Stucchi Pedotti, Marisa Donatiello, Maria Stella Sampaio Leite e Sandra Loureiro.
 


Parceiros:

Share This Course