logo-site

sócio educativo

Grêmio Colmeia

O Programa:

O Grêmio Colmeia é um SCFVServiço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
O Serviço, denominado de Grêmio – Colmeia, está alinhado às diretrizes propostas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Lei Federal 8.069/1990. É caracterizado pela tipificação nacional de serviços de sócio assistenciais – Resolução n°109/2009, como Serviço de Proteção Social Básica, e teve como objetivos: o desenvolvimento integral, a prevenção de situações de risco e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

Está pautado na necessidade, expectativas e desejos dos usuários, assegurando o desenvolvimento de um projeto afinado com as características do território em que está inserido. O Grêmio Colmeia funciona durante todo o ano e atende no contraturno escolar, aproximadamente 50 crianças e adolescentes, entre 7 e 18 anos

Nossas Atividades:

Esportes

Vários conceitos são trabalhados por meio dos esportes de quadra, como Futsal, Handebol, Voleibol e Basquetebol, além de jogos recreativos, campeonatos e cooperativos. Essas atividades auxiliam em formação de conceitos básicos, socialização, melhora da autoestima, estratégias, trabalho em equipe, valores, noções de cidadania e qualidade de vida. Durante a prática esportiva são propostas atividades que tenham como características a busca de objetivos comuns e bem-estar, respeitando sempre as diferentes fases de seu desenvolvimento.

Oficina de Artes Plásticas

Trabalhando conceitos básicos de linguagem visual e espacial, a oficina tem como objetivo incitar o participante a olhar para seu entorno e perceber onde ele, como sujeito, se encontra. Priorizando materiais recicláveis, reconstruímos o cotidiano, refletindo sobre seu significado, tanto no âmbito pessoal quanto social.

Capoeira de Angola

Inserir a cultura de paz, como uma possibilidade mais abrangente de mudança social

Construir a noção de cidadania e responsabilidade buscando melhores condições de vida

Propiciar o resgate e descoberta da potência criativa de cada um, despertando a auto-estima e a capacidade de gerir suas vidas

Parceiros:

O Grêmio recebe apoio financeiro por doações de pessoas físicas. Este recurso tem possibilitado a manutenção da equipe de educadores e garantido a continuidade do programa. Desta forma, muitos jovens participam dele há anos, ininterruptamente. Isto reflete não apenas em seu desenvolvimento pessoal, mas também dá às famílias segurança, pois elas podem organizar suas vidas contando com este apoio socioeducativo.

Os familiares participam de reuniões específicas, que têm o objetivo de informá-los sobre toda a programação e envolvê-los nas atividades. Além disso, proporciona a troca de informações sobre a evolução e/ou os problemas de relacionamento entre educadores e gremistas. Há, ainda, contato permanente e individualizado com as famílias para tratar de assuntos específicos observados no desenvolvimento dos gremistas.

São realizadas reuniões com as escolas parceiras para acompanhamento da evolução e das dificuldades dos gremistas, que se dão entre a coordenação pedagógica da escola e a equipe técnica da Colmeia.

Algumas escolas parceiras: E. E. Ludovina Credidio Peixoto; E. E. Aristides de Castro; E. E.Martim Francisco; E. E. Costa Manso; E. E. Ennio Voz e Lar Escola Recanto Cristão.

Como se inscrever?

Programa 100% gratuito!

Para se inscrever no Programa Grêmio, basta preencher o formulário ao lado com seus dados e em seguida clicar no botão enviar.

Feito isso, basta aguardar nosso contato no e-mail e telefone indicados no formulário. 

Até Breve!