logo-site

Sobre Nós

Conheça a Colmeia

82 anos de história

Descubra como fazemos um mundo melhor?

Nestes 80 anos vem interagindo com instituições e agentes sociais comprometidos com os mesmos objetivos, sem distinção de raça, cor, credo religioso ou político. Enfrentou grandes mudanças sociais, econômicas e ideológicas e, coerente com o processo necessário de atualização, desenvolve hoje diversas atividades junto a adolescentes e jovens diretamente, bem como, em ação multiplicadora, junto a seus familiares e educadores.

Em 1942, realizou-se no Instituto de Ciências e Letras uma reunião dirigida pela educadora Marina Cintra, com o objetivo de organizar uma instituição que visasse auxiliar moral, material e intelectualmente os estudantes do curso secundário. A instituição foi batizada com o nome Colmeia, sugerindo o espírito de cooperação, trabalho e união.

Assim, a Colmeia – Instituição a Serviço da Juventude foi fundada em 14 de agosto de 1942, em plena II Guerra Mundial, por Marina Cintra e um grupo de assistentes sociais e educadores: Carolina Ribeiro, Zuleika de Barros, Noemi Rodolff da Silveira, André Franco Montoro, Ulisses Guimarães, Esther Figueiredo Ferraz, Joaquim C. Bicudo, Lauro Costa, Maria de Nazareth Moura, entre outros.

Essa equipe estava convencida de que só pela educação da juventude é que as nações iriam obter a paz e para mantê-la e administrá-la, estas pessoas decidiram concentrar esforços e recursos em direção a um objetivo fundamental: formar as novas gerações, tornando-as aptas a construir um mundo melhor, onde imperem os princípios da igualdade, da justiça, do amor ao próximo e do respeito ao bem comum. Já, então, a Colmeia se colocava como pioneira e germe das propostas de organizações estudantis, com o seguinte lema: “Aqui se luta por um mundo melhor” .

Atualmente tem a seguinte finalidade estatutária:

A Colmeia – Instituição a Serviço da Juventude –, como instituição que presta serviços de Assistência Social, tem por finalidade promover atividades educacionais, culturais e desportivas, visando ao desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens para sua realização pessoal e social e a conscientização de sua cidadania com princípios éticos e morais.

Sua Missão está assim definida:

Contribuir para a realização pessoal e profissional do jovem com orientação e desenvolvimento de suas potencialidades.

A Colmeia vê o homem como um ser livre, único e incompleto, dependente do outro para se constituir, pensar e se discriminar. É capaz de se desenvolver e realizar interferindo, sofrendo e transformando o ambiente.

Ser humano autônomo, ético, crítico, criativo e capaz, em permanente desenvolvimento. Respeitado em sua singularidade e liberdade. Consciente de sua relação consigo e com o outro, e responsável pelo seu papel de agente transformador da sua vida e da sociedade. Uma pessoa solidária e feliz com suas escolhas.

Nossa sociedade é constituída e construída por contrastes. É uma sociedade desigual, caracterizada por consumismo, narcisismo, hedonismo, imediatismo e influenciada pela ação da mídia. É marcada pela tecnologia que influencia a ação e o comportamento das pessoas.

Almejamos uma sociedade justa, fraterna, democrática, igualitária em oportunidades, com respeito pelas relações e diferenças entre os seres.
Uma sociedade solidária, consciente da força coletiva e responsável pelo equilíbrio do meio ambiente e pela sustentabilidade do planeta.

A Colmeia Valoriza por meio de seus projetos:

Igualdade de oportunidades;
Desenvolvimento integral da potencialidade do ser humano nos níveis biopsicossocial e espiritual;
Corresponsabilidade da família na formação de crianças e jovens;
Integração entre os educadores formais, sociais e familiares, para atuação e cuidado com crianças e jovens;
Formação, crescimento, autonomia e satisfação dos seus profissionais colaboradores;
Respeito e divulgação da legislação vigente em suas diversas instâncias, possibilitando a utilização destes recursos;
Caracterização da instituição como espaço de não violência, cultivo da paz, de cuidados e de respeito ao bem comum;
Acolhimento dos sentimentos, buscando sua expressão, com a consciência do individual dentro do coletivo;
Flexibilidade e disponibilidade de aceitar e procurar atender às demandas dos educandos e educadores;
Trabalho prazeroso, estimulante, envolvente e competente para que seus frequentadores criem vínculos;
Investimento na construção da cidadania.

Antonio Basile
Carlos Antonio Agrícola Filho
Célia Regina Belizia Schlithler
Cristiane Teixeira Lourenço
Leda Rita Cintra Castellan
Mara De Matteis Viana Guimarães
Maria Gloria Gonçalves Teixeira
Maria Lucia Ribeiro Capobianco Porto
Marizilda Ferreira Alves Cinque
Moacyr Mendes Morais
Olívia Virgínia Miranda
Patricia Capobianco Porto Agrícola
Renata Marchesin Gonçalves
Rosineide Maria de Lima
Silvia Antônia de Morais

Michel Abdo Alaby
Silvio Calazans de Toledo Piza
Joao Francisco Dias de Souza

Maria Lucia Ribeiro Capobianco Porto (Presidente)
Olívia Virgínia Miranda (Vice-Presidente)
Maria da Gloria Gonçalves Teixeira (Secretária)
Moacyr Mendes de Morais (Tesoureiro)