Desbravando novos caminhos: desafios na orientação de carreiras para a nova geração
O trabalho tem sido atraente para os jovens? Quais as aspirações da nova geração? A transitoriedade e a flexibilização são a nova ordem no mercado? Novos contextos: cursos técnicos, jovem aprendiz, internacionalização, BNCC…. São soluções?
9h00 – Boas vindas – Maria Stella Sampaio Leite
Mesa: contextos das juventudes – Mediadora: Caioá Lemos
Tema: Juventudes: educação e mundo do trabalho.
Palestrante: Katcha Poloponsky
A plataforma QEdu Juventudes e Trabalho reúne um amplo conjunto de indicadores com o objetivo de disponibilizar um panorama das diferentes juventudes brasileiras, sua situação educacional e a relação entre escolaridade e trabalho, mostrando a importância da escolarização para uma inclusão produtiva digna.
Tema: A internacionalização dos jovens e os desafios para a orientação profissional
Palestrante: Pamela Piazentin
Quais as múltiplas perspectivas que levam famílias a investirem na internacionalização e jovens a considerarem este caminho como parte de seus projetos de vida?
10h50 – Intervalo – 10 minutos
11h00 – Palestra
Tema: Radicalidade da incerteza do futuro entre jovens – realidade ou discurso?
Ementa: O mundo contemporâneo vem sendo marcado por discursos de incerteza do futuro principalmente em função das transformações digitais e tecnológicas, crise climáticas, flexibilização e precarização do trabalho desinformação e individualização da vida. Estes discursos têm impactado jovens de maneira significativa transitando de um otimismo exagerado em relação ao futuro digital a um medo de aniquilamento em função da crises climáticas. O discurso central é que podemos contar apenas conosco mesmos para construir nossas vidas. Como os jovens têm se posicionado em relação a estes discursos define suas perspectivas de futuro. Realidade ou discurso?
Palestrante: Marcelo Afonso Ribeiro
11h45 – Abertura para perguntas aos convidados palestrantes
12h30 – Encerramento
Comissão organizadora: Caioá Geraiges de Lemos , Cláudia Cintra Bortoletto, Daniel Alves, Marcos Stucchi Pedotti, Marisa Donatiello, Maria Stella Sampaio Leite e Sandra Loureiro.
Online e ao vivo
Plataforma: Zoom
R$ 90,00 (Noventa reais)
Pamela Piazentin
Pamela Piazentin é cientista social e antropóloga pela Unicamp, pós-graduada em gestão de comunicação pela USP, especialista em educação para projetos de vida e cooperação internacional. É apaixonada pelas culturas humanas e pelo potencial revolucionário dos encontros interculturais. E essa paixão já a levou para dois intercâmbios e uma viagem de volta ao mundo, somando mais de 45 países conhecidos, em 4 continentes.
É promotora de diálogos globais e acredita que a única prosperidade possível é a prosperidade coletiva. Fundou a TERAVÍ Educação Internacional em 2016 e já atendeu centenas de jovens e famílias de todo o Brasil.
Marcelo A. Ribeiro
Psicólogo, orientador profissional e de carreira, e professor Associado do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo onde coordena o CPAT (Centro de Psicologia Aplicada ao Trabalho) e o SOP (Serviço de Orientação Profissional). Doutor em Psicologia Social. Foi Presidente da ABOP (Associação Brasileira de Orientação Profissional) na gestão 2009-2011. Representante brasileiro na UNESCO Chair em Lifelong Guidance and Counseling e na Red Latinoamericana de Profesionales de la Orientación. Membro da ESVDC (European Society for Vocational Design and Career Counseling). Coorganizador do Compêndio de orientação profissional e de carreira: (Vol. 1 e 2) com Lucy Leal Melo-Silva (SP: Vetor, 2011).
Katcha Poloponsky
Especialista em Juventudes e Mercado de Trabalho na Fundação Roberto Marinho e mestre em Economia pela UFF. É pesquisadora na área de Economia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: economia do trabalho, juventude e educação.
Data: 29 de Junho de 2024.
Gostaria de dar uma notícia para vocês. Foi tão importante esse curso para mim, que desenvolvi todo meu estágio inspirada nele.
Numa escola estadual eu trabalhei a questão da escolha profissional e projeto de vida, com alunos do 8 e 9 ano, com a finalidade de diminuir o absenteísmo daqueles alunos que estão migrando do ensino fundamental 2 para o médio. Nesta fase migratória muitos abandonam os estudos para trabalhar, pois pertencem a uma classe menos abastadas.
Eu gostei muito da palestra do Professor Marcelo Afonso Ribeiro. O curso de vocês me norteou.
Alessandra Oliveira
* Clique em prosseguir e aguarde até que seja direcionado para página de pagamento
A sua contribuição é muito valiosa! Solicite informações sobre as realizações da Colmeia. Veja o quão digna pode ser a sua doação. Clique Aqui
Rua Marina Cintra, 97
Jardim Europa
São Paulo – SP