Temos a satisfação de convidar as Supervisões da Assistência Social, e seus respectivos de Serviços de Acolhimento para criança e adolescentes, para participarem do Projeto “RENOVE”
Este projeto teve início em 3 de abril de 2024, pelo Termo de Fomento celebrado entre a Colmeia e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social com recursos do Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescentes. Processo 012.000.08610/2023-62
Proporcionar formação continuada para profissionais da área de assistência social, para que aprofundem a compreensão sobre o seu papel junto a crianças e adolescentes, em situação de acolhimento, com vistas ao desenvolvimento de ações assertivas no ambiente.
Serão realizados Encontros Formativos em 8 polos da cidade de São Paulo: Zona Leste I e II, Zona Norte I e II, Zona Sul I e II, Zona Oeste e Centro.
Os módulos contarão com reflexões teóricas a partir da mobilização da produção acadêmica sobre os temas abordados. Pretende, sempre que possível, sugerir práticas institucionais que possam favorecer a melhoria do acolhimento de bebês, crianças e adolescentes, visando a melhoria do clima cultural e relacional.
Características e necessidades de bebês, crianças e adolescentes: desenvolvimento e sexualidade
O encontro tratará de algumas dimensões acerca do desenvolvimento humano, por meio da apresentação e a problematização de características e necessidades que marcam o desenvolvimento psicossocial e a sexualidade humana desde o nascimento até a adolescência. Também serão discutidas possíveis abordagens práticas quanto a maneira de lidar com diversidade de gênero nos Serviços de Acolhimento de Crianças e Adolescentes.
Drogas, dependência química e prevenção
O encontro visa ampliar a compreensão sobre esse problema social por meio da reflexão de dados de pesquisas realizadas em âmbito nacional e na Cidade de São Paulo. A partir do reconhecimento da tipologia dos fármacos, e, sobretudo, quais seriam algumas das motivações que podem levar alguém a se tornar dependente químico. Durante o encontro aportaremos subsídios para que os profissionais possam compreender a complexa trama de dimensões psicossociais que incidem sobre esse problema e cenários preventivos para a dependência química.
Famílias de crianças em situação de acolhimento: perfil socioeconômico e vulnerabilização social
Durante o encontro, entre outras dimensões, serão apresentados: o perfil socioeconômico das famílias atendidas e questões de vínculos afetivos, a partir dos desafios por elas enfrentados no âmbito dos processos de retirada, acolhimento e reinserção familiar de crianças e adolescentes.
Regulação Emocional: Práticas para a promoção da saúde física e mental da criança, do adolescente e do trabalhador.
O encontro apresentará estratégias de cuidado institucional bem como, pesquisas práticas exitosas para o cuidado dos trabalhadores, visando a diminuição do stress e ocorrências de burnout que acometem parte significativa desse conjunto de trabalhadores. Problematiza, também, que o desenvolvimento de boas práticas de cuidado e formação de crianças e adolescentes é uma dimensão que favorece a construção de um ambiente institucional benéfico para todos.
Os trabalhadores/as ao final dos encontros:
Coordenação Geral
Coordenação Geral
Instrutor / Formador
Instrutor / Formador
Instrutor / Formador
Instrutor / Formador
Assist. Projeto
Assist. Projeto
Vamos conversar sobre saúde mental?
Convidamos o especialista em pedagogia da emergência, Reinaldo Nascimento, para falar sobre tipos de traumas, suas características e nos orientar sobre como apoiar crianças traumatizadas, sem adoecer.
O afastamento familiar e a chegada ao Serviço de Acolhimento também caracterizam traumas, que precisam de apoio para sua superação.
Esperamos você para esta conversa, com experiências práticas, como recursos que podem ajudar crianças e adolescentes a expressarem seus pensamentos e sentimentos e buscarem novas formas de agir.
Palestrante:
Reinaldo Nascimento, terapeuta social, educador físico, neuropsicopedagogo, pedagogo de emergência e pedagogo do trauma com especialização em violência sexualizada. Cofundador da Associação da Pedagogia de Emergência no Brasil . Membro e coordenador pedagógico das intervenções do time internacional. Esteve no Quênia, nas Filipinas, Líbano, Faixa de Gaza, Iraque, Nepal, França, Equador, México, Colômbia, EUA, Moçambique e Turquia. No Brasil esteve em Janaúba e em Brumadinho, M.G. Em Boa Vista e Pacaraima trabalhou com professores refugiados da Venezuela.
Reinaldo também trabalha na formação de educadores no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, Uruguay, EUA, Alemanha, Espanha, Portugal Líbano e Ucrânia.
Data: 28/05/24
Local: Rua Marina Cintra, 97 (Sede da Colmeia)
Junte-se a nós nesta formação, aguardamos seu contato para lhe enviar as agendas dos encontros.
Renata Moura
renata@colmeia.org.br
Marisa Donatiello
marisa@colmeia.org.br
Tel: (11) 98926-0209
A sua contribuição é muito valiosa! Solicite informações sobre as realizações da Colmeia. Veja o quão digna pode ser a sua doação. Clique Aqui
Rua Marina Cintra, 97
Jardim Europa
São Paulo – SP